Wednesday, July 11, 2007

Portugal dos pequeninos?

Durante estes últimos seis meses de 2007 Portugal terá a Presidência da União Europeia. Será um momento de grande responsabilidade para o nosso país, mas sobretudo será uma grande oportunidade para nos afirmarmos de vez no plano Europeu e mundial.

A agenda portuguesa encerra desafios cruciais para a União a 27 quer na sua agenda interna, o novo tratado constitucional, quer na sua agenda externa, a relação da U.E. com o Brasil e com Africa, porém nunca Portugal teve no seu passado recente tamanha oportunidade de ser um actor preponderante neste mundo ao qual tivemos a ousadia de oferecer novos “mundos” durante séculos da nossa história.

Por um lado o tratado constitucional, já alinhavado durante a Presidência Alemã e a concluir durante a nossa Presidência, dá-nos garantias de podermos levar a bom porto durante estes nossos seis meses o maior tormento da U.E. do século XXI. Saibamos nos inspirar em Bartolomeu Dias e transformar este “tratado das tormentas” no novo “tratado da boa esperança” para a União Europeia!

Por outro lado, as cimeiras com o Brasil e com Africa podem abrir o caminho para uma nova postura da União Europeia no mundo, uma postura de maior abertura e cooperação, uma nova preocupação com os problemas, que sendo de outros por ora, não deixam de ser nossos, e de uma vez por todas partirmos para a erradicação da pobreza, da iliteracia, da fome, combatermos as doenças que mitigam milhões e que os privam de aspirar a algo mais na vida do que a mera sobrevivência, e percebermos de uma vez por todas que o mundo é um lugar comum, que a humanidade não tem fronteiras, que a vida humana tem o mesmo valor em Portugal, na Europa, em Africa ou onde quer que seja e que não mais podemos fechar os olhos aos flagelos de outros mas antes agirmos em sua defesa e encararmo-los como nossos irmãos, irmãs, filhos, filhas, amigos, amigas, como pessoas que são, como pessoas que somos.

Estes seis meses que sobram de 2007 irão definitivamente decidir se Portugal é um Portugal dos pequeninos sem aspirações de maior, ou se antes, cumprimos o nosso passado, assumimos o nosso fado e lideramos a União Europeia e o mundo rumo ao futuro que todos ambicionamos...um mundo melhor para todas e para todos.

No comments: