Friday, February 23, 2007

O metro de Aveiro

Quantos de nós já não ouviram falar da ideia de um metro para Aveiro? Pois eu ouvi falar disso há já bastante tempo, e, como é normal, na minha imaginação o metro de Aveiro desenhou-se e começou a funcionar.

O serviço de metro de Aveiro que existe na minha mente é um misto de metro à superfície com metro subterrâneo, que serpenteia por todo o concelho e que, inclusive liga Aveiro aos seus concelhos vizinhos criando uma rede de proximidade e que promove o crescimento do Distrito.

A oeste o metro de Aveiro liga ao concelho de Ílhavo, tanto ao centro de Ílhavo como às praias da Barra e Costa Nova, passando pelas Gafanhas, permitindo um acesso fácil e rápido a todos, especialmente durante o Verão, permitindo ligação a Aradas vindo da Universidade de Aveiro. A Sul a ligação é com Oliveira do Bairro, terminando no centro do Concelho e passando por São Bernardo, Oliveirinha e Nariz. A Este liga em Estarreja, Albergaria e Águeda, entrando respectivamente por Esgueira e Cacia (nos casos de Estarreja e Albergaria) e por Azurva, Eixo, Eirol e Requeixo (no caso de Águeda), aproveitando ao máximo a linha do Vouga, estrutura já existente. A Norte, com arrojo, uma ligação subterrânea a São Jacinto que levaria o metro à Murtosa.

Um metro de Aveiro que conseguisse todas estas ligações seria um portento que iria promover o crescimento populacional e económico de uma grande parte do nosso Distrito e que iria transformar Aveiro numa verdadeira capital de Distrito.

Porém, aquilo que mais sonhei e desenhei na minha mente foi o metro no centro da cidade. Aqui o metro teria várias linhas que se cruzariam em dois pontos-chave da cidade: a estação e a Sé. Estes seriam as duas grandes interfaces da rede de metro, pontos de união das várias linhas, estações subterrâneas que alimentariam de vida e de dinâmica o resto da cidade.

Da universidade viria a linha azul que passaria pelo hospital, pelo Governo Civil, a Sé, seguiria pelas traseiras do Oita, chegando à estação antes de seguir para Esgueira e Cacia. A partir do Glicínias viria a linha amarela que passaria pelo Bairro de Santiago, pela rua Dr. Mário Sacramento, Avenida 25 de Abril, Sé, Pontes, Teatro Avenida seguindo pela estação a caminho do Caião, Griné, Azurva, Eixo, Eirol e Requeixo. A terceira linha, a linha verde, sairia do estádio, passando pelo Retail Park, pelo Carrefour, Feira Nova, Olho de Água, estação, centro cultural e de Congressos, Forca, Parque de Exposições e de Feiras, e terminaria a sua viagem em Santa Joana.

As estações de metro seriam obras de arte, desenhadas por arquitectos e estudantes de arquitectura, escolhidos por concurso, e todas as estações teriam a sua identidade própria, referindo-se a Aveiro, à sua história, tradição e cultura.

Obviamente que uma rede de metro assim seria extremamente dispendiosa, mas o sonho não tem preço, nem se mede no finito, mas antes nos releva para o infinito, para o campo da perfeição.

Por agora o sonho de um metro em Aveiro não passa de uma frustração e de uma ideia adiada mas quem sabe se no amanhã, até 2020, não haverá em Aveiro um metro e que esse metro sirva de ponto de encontro entre viajantes desencontrados que escolheram Aveiro para se encontrar?

2 comments:

Metaljb97 said...

Devia pois haver um metro!

Unknown said...

Eu também anseio pelo metro em Aveiro. Era o melhor que podia acontecer em Aveiro :)